20100603

Vamos subir o Marão?!

Para assinalar a entrada da bike nos 1000km, nada melhor do que ultrapassar também algumas barreiras quilométricas.
O objectivo seria ir de Branzelo ao alto do Marão e voltar, havendo sempre a alternativa prevista de apanhar o comboio no regresso, ou mesmo apanhar um “taxi” caso as baterias acabassem!
A aventura iria ‘custar’ 175km de asfalto (e 1 ou 2 de paralelo!!)
Três corajosos reponderam ao desafio: AL, ZeCarlos o PedroN.
Pelas 7:30h, com o objectivo de aproveitar as horas frescas de um dia que prometia elevadas temperaturas, saímos de Branzelo e, a bom ritmo, depressa passámos em Marco de Canaveses e chegámos a Amarante ainda não eram 10h. 


Aproveitámos para reforçar o pequeno almoço, já que os próximos 30km seriam sempre a subir…
A subida do Marão, pela N15, é uma subida simpática… no entanto, o calor que se fez sentir hoje, prejudicou a progressão a bom ritmo… O Pedro lá impôs a sua cadência e chegou lá a cima com meia hora de avanço! Eu e o Zcarlos fomos lutando contra a vontade do calor que teimosamente não queria que o Zcarlos fosse hoje ao Marão, ele que já ‘comeu’ aquela subida vezes sem conta!!! O homem foi um lutador hoje…Mais uns treininhos e a coisa vai ao sítio!

Chegados ao alto do Marão, pelas 13h, era altura de saborear a descida… aqueles zig zag’s serra abaixo são uma delícia!!!
Novamente em Amarante, altura de almoçar, relaxar, ver a banda passar e enfrentar de novo o calor de regresso a casa… só faltariam uns 55km!
Até à entrada do Marco de Canaveses pedalamos a ritmo calmo… na subida para a cidade, o Zcarlos começou novamente a sua luta muito particular com o calor….! Entre o Marco e Entre-os-Rios, depois de ser ‘atingido’ por um furo, o elemento da USPostal foi solidário com o seu Edge705 (a bateria foi-se!!) e decidiu utilizar ajuda e disfrutar das vistas da margem do Douro a bordo de uma mitsubishi!!! E com estas situações se aprendem lições… já diz a canção: “Quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga…!” Parabéns pelo esforço Ze, tomaste a decisão correcta! Para a próxima fazemos isto num dia mais fresquinho e com mais alguns treinos!!

Os sobrantes derreteram as últimas reservas nos 20km restantes. Eram 18:40h quando regressamos ao ponto de partida…
Os dados estatísticos desta volta acabam por ser irrelevantes, no entanto gosto da imagem que traduz a altimetria enfrentada neste dia:

176km de Desafio superado!

1 comentário: