20110308

168K | 3639m a subir!!



8 de Março 2011, dia de carnaval.
Tinha em mente um dia gordo de ciclismo/passeio turístico, sem pensar em médias ou cadências... à semelhança de outros anos!
Escolhi a Serra da Freita e as estradas vizinhas ao rio Paiva.
Hora de saída - 8. Tempo ameno, sem chuva e sem vento... perfeito!
Segui pela barragem de Crestuma em direcção a Canedo e à serra da Abelheira, a primeira dificuldade do dia. Pedalei em regime de poupança Abelheira fora, é uma subida ‘normal’ por este lado... a descida pareceu-me longa e inclinada (subir por aqui é que era!?)...


No início da via rápida desviei pela ‘estrada antiga’ e, em vez de ir em direcção à N224, entrei pela M1232 (no gps pareceu-me ter lógica...). Foi um erro de navegação que me custou 5km com uma pendente média de 9% e umas paredes de 17%... e alguma energia que não estava a contar dispender tão cedo no meu passeio all day long!! O céu começou a escurecer...
Repostas energias, desci rapidamente para vale de Cambra, onde me aguardava a subida rainha do dia - cerca de 20km, com inclinação média 6% e rampas de !!24%!!(segundo o gps) em direcção ao topo da Serra da Freita. Quase no início da subida, encontrei um bttista a fazer um treino up and down da Freita. Decidimos subir juntos, e em boa hora o fiz... a parte que mais me assustava no percurso que tinha planeado, passou ‘a correr’, no meio do palavreado com o jovem do btt!


É durinho subir a freita por aqui, pode não ser tão inclinado como por Provisende, mas é longa e tem umas boas rampas, principalmente depois do restaurante “Mira Freita”... ainda pensei em parar para ‘almoçar’ mas decidi, e bem, continuar a subir e parar no parque de campismo do Merujal, não sem antes passar por alguns ‘spots’ turísticos da Freita (Pedras parideiras, Albergaria da Serra, Mizarela, Merujal...). O meu colega de subida deu meia volta e ‘regressou à base’...






Uma sandocha, encher cantis... e mais umas rampas para chegar, agora sim, ao topo da Serra - 1074m. Entretanto o tempo tinha ficado mais escuro, ameaçando chover... aguentou-se até às 17h!



Desci a serra em direcção a Arouca (acho que me custou mais do que subir...) e apontei para Alvarenga como próximo destino.


Foi um sobe e desce de estradas em bom estado, com pouco trânsito apesar do feriado, e com um interesse paisagístico centrado no rio Paiva e as suas encontas... gostei!




A ponte sobre o rio marca um ‘ponto sem retorno’, em frente é a subir, voltar para trás é a subir...e sempre com boas inclinações. Fui em frente, claro, a serpentear a encosta até chegar a Alvarenga, a capital dos bifes (dizem)!


Em Alvarenga mais uma paragem para abastecer... não (infelizmente) de bifes!
Novamente acompanhando o rio Paiva, depressa cheguei a Entre-os-Rio (a chuva decidiu acompanhar-me até casa)... Aqui, um vendedor daquelas barracas à face da estrada, deu-me o empurrão final para chegar a casa - dois doces típicos da região e ‘duas de letra’...
Cheguei a casa com cerca de 9h em cima do selim, mas com uma barrigada de cicloturismo de qualidade!
Alguns dados do passeio:
Kms percorridos: 168 
Média em movimento: 19,20
Tempo em movimento: 8:44 
Acumulado: 3639m a subir
Altitude Máxima: 1074m
Altitude Mínima: 4m

Alimentação: 2 barras cereais, 2 gel energético, 1 gel isotónico, 2 sandes mistas, 1 cola, 2 bidons isotónico, 2 bidons água... e dois bolinhos!
Registo Garmin

1 comentário:

  1. Caro Altino, grande volta, andaste pelo meu quintal. :) O curioso é estivemos bastante perto um do outro na Serra da Freita (eu em BTT), a poucos Kms de distância. Abraço, Antonio. Livestrong.

    ResponderEliminar