20120903

Meu querido mês de Agosto!

4 Agosto 2012
O ínicio de férias aconteceu pelas 4 da madrugada, mas já lá vamos...
Dia 3 de Agosto rumei a casa do Pedro N para um energético jantar, seguido de um retemperador descanso... e um pequeno almoço 'bomba' para começar as férias. Um grande obrigado Pedro e Dalila!
Voltando ao dia 4, Sábado, saimos de Gondomar pelas 5:00... estava fresco, no entanto não se previa chuva nem vento, mas um dia de ameno calor! O combinado era ir na roda do P durante 160km... Os primeiros 20 foram tranquilos, para aquecer bem as pernas... Seguimos sempre pela marginal, onde o movimento noturno ainda se fazia sentir junto das 'roulottes', ciclovias de Gaia e Espinho. A partir daqui colamos ao alcatrão da EN109... e eu colei-me na roda! Até Mira o frio e nevoeiro apertou um pouco, mas o ritmo foi sempre certinho, na ordem do 30/35km/h! Eu nem me atrevia a sair da roda! Paramos em Mira para o pequeno almoço e uns alongamentos, a 'coisa' estava a correr como o previsto, 100k estavam feitos! Pedalamos a 30 mais 60 km e rapidamente chegamos ao alto do Carriço, a partir daqui estava por minha conta!!! Obrigado Pedro pelo grande empurrão!
Entrava agora na chamada Estrada Atlântica, que me iria levar sempre junto à costa até Nazaré. 
As primeiras pedaladas a solo custaram um pouco, parecia que tinha sempre vento contra! Tinha consciência que a média que até aqui era mostrada no Gps (31km/h) iria cair aos poucos durante as próximas horas... Pedalei nas ciclovias que cruzam a praia de Pedrogão e a praia da Vieira onde o estado do piso deixa um pouco a desejar... e onde encontrei a mais longa reta em ciclovia - 15km!! Aproximei-me rapidamente de São Pedro de Moel onde parei... a praia estava em obras, o que disfarçava (muito) a sua beleza...

Passei tranquilamente pelo centro da vila e, de novo em ciclovia, pedalava agora em direção a Nazaré onde tinha pensado parar para almoçar. Cheguei ao Sítio(Nazaré) pelas 13:00. Aproveitei para 'despachar' umas fotos na fabulosa paisagem e uns telefonemas, antes de me sentar para almoçar.

Procurei um spot que me permitisse descansar, ao mesmo tempo que saboreava umas sardinhas e a vista do local. Encontrei:
... e 'descansei' durante cerca de 1h.
Custou um pouco sentar-me novamente na bicicleta e começar a pedalar, no entanto, não sei se pelo efeito das sardinhas ou das coca-colas, a pedalada tornou-se mais solta a partir daqui! Estava apreensivo em relação a esta parte do trajeto... afastei-me da costa e retomei o litoral em São Martinho do Porto. Aqui, um pequeno engano quase me fazia 'falhar' esta bonita localidade e o movimento por lá existente nesta altura do ano.
À saida de Salir do Porto, uma rampa... sinal que iria abandonar o terreno plano para dar início a um suave sobe e desce... O programado era ir até Foz do Arelho e depois fazer a ligação a Caldas da Rainha. Decidi alterar os planos e abandonar a estrada Atlântica e seguir por estradas calmas e secundárias até às Caldas. Decisão acertada, não enfrentei grandes subidas e pude pedalar a bom ritmo enquanto me alimentava... Passando o centro da cidade, pedalava agora em estradas com mais movimento, o que exigia uma atenção redobrada apesar de a frescura física já não ser muita! 'Cerrei os dentes', concentrei-me, e 'despachei kilometros. A concentração era tanta que em vez de me dirigir para Torres Vedras, fui parar à Lourinhã... não sem antes passar por Óbidos e Bombarral! Este engano, apesar de aumentar a kilometragem, não se revelou grave! Parei na Lourinhã, comi bem, muito bem, e informei-me da melhor forma de chegar à Ericeira. Fui ouvindo palavras encorajadoras: "O sr. ou vai para trás até Torres e apanha a Nacional, ou vai aqui pelo meio por Ribamar em direçao a Santa Cruz... mas olhe que se calhar tem que levar a bicicleta a mão, aquilo sobe muito! (!!!) O sr. de onde vem, de Peniche? - Não, venho do Porto! - Há quantos dias anda nisso? - Saí de lá hoje de manhazinha!........ - (Já estava a arrancar quando ouvi) há com cada maluco!"
Este diálogo fez-me descer à terra e repensar! Mesmo assim optei por seguir por estradas secundárias em direção à costa. Realmente enfrentei umas duras rampas, mas nada que fizesse desmontar! Finalmente vi o mar e pedalei agora mais descansado e relaxado em direção a Ericeira. Apesar dos enganos e desta parte do percurso mais duro, só me tinha atrasado 30m em relação a hora prevista! 
Vinha há já alguns kilometros a 'sonhar' com o miradouro da praia de Ribeira d'ilhas, mesmo às portas da Ericeira. Foi com grande satisfação que enfrentei a última das 5 ou 6 rampas de 10% e avistei Ribeira d'Ilhas e Ericeira!
O spot estava diferente, mas a foto fica!
Passando pela Ericeira, onde mais tarde voltaria, era tempo de enfrentar a última dificuldade da jornada, subir até Mafra. Foi com surpresa que enfrentei a bom ritmo esta subida (afinal era quase plano) e cheguei a Mafra. Olhei para o gps e vi: distância 348km. Isto tem que ser arredondado (pensei)... Fui então até ao convento... 
Mais umas voltinhas e.... DONE!

Distância - 350.8km
Tempo a pedalar - 13h01m
Tempo parado - 2h30m
Vel Média - 27km/h
Vel. Max. - 62km/h
Ac+ - 2700m
RC méd. - 130bpm
RC máx. - 170bpm

5 a 11 Agosto
(?) Férias, praia e essas coisas...

12 Agosto
De regresso a Mafra para retirar do descanso a 'Blackie'...
Era tempo de começar a pensar no regresso ao Norte. Precisava ver como estava depois de uma semana não muito regrada (talvez mais regada que regrada) ao nivel 'alimentar'... 

E tinha que experimentar o alforge na bike... que iria utilizar no regresso ao Norte.

Tinha pensado aproveitar para dar um passeio para os lados da Serra de Sintra. 
Saí de Mafra (Obrigado e até breve ;-)) em direção ao litoral. Passei por Ericeira de manhazinha e logo me apercebi que iria 'levar' com muitos carros hoje!! Depois de passar o rio Lizandro, dirigi-me para a praia da Baleia... onde fui brindado com uma rampa bem dura... esta quase que me fazia desmontar! O aquecimento estava feito... Almograve, S. João das Lampas, Fontanelas... Azenhas do Mar. É muito agradável pedalar por aqui!


Depois de passar pela praia das Macãs, muito movimentada por esta hora, dirigi-me ao centro de Sintra quase em contra relógio enquanto ía passando por alguns colegas de pedal!! Piriquita, paragem obrigatória do dia de hoje... onde encontrei um cliente habitual, o V Gamito a abastecer... eu também fui lá para abastecer:
Enfrentei depois, nas calmas, uma das subidas da serra de Sintra. Pelas sombras, pela paisagem, pela vegetação, pela calma, pelo desafio, pela inclinação, pelas curvas... uma das mais bonitas subidas que enfrentei em cima de uma bicicleta!! Descer para Malveira da Serra foi igualmente desafiante, primeiro pelo excelente piso e boas velocidades, depois pelo piso degradado e pavé final... Fui depois, a grande velocidade, em direção à praia do Guincho e, acompanhando sempre a costa e a margem do Tejo, pedalei 'certinho' (até porque aqui os carros não facilitam) por Cascais, Estoril,  Parede, Carcavelos, Oeiras, Algés... até entrar na cidade de Lisboa, nos seus monumentos, e 'abancar' nas docas para um merecido e descansado almoço.


Depois de retemperadas forças, apesar da vontade ser pouca, tinha que atravessar Lisboa até à zona da 'Alta' onde iria 'repousar'... Sempre junto ao Tejo, fui parar à zona da Expo e por aí passeei um pouco 'à turista'
Ainda andei perdido no meio do Bairro da Bela Vista, mas lá consegui atinar com o caminho que me levaria ao descanso!

Distância - 128.6km
Tempo a pedalar - 05h59m
Tempo parado - 01h10m
Vel Média - 21.4km/h
Vel. Max. - 55.4km/h
Ac+ - 1378m
RC méd. - 117bpm
RC máx. - 173bpm


13 Agosto
Depois de um descanso algo atribulado, o despertador tocou pelas 7h...
Um bom pequeno almoço, últimos retoques na bicicleta e equipamento... um até breve à 'famelga' (obrigado!) e já estava de novo em cima do selim para mais um(s) desafio(s).
O primeiro desafio foi sair de Lisboa... que sacrifício!! Eu, que gosto de estradas com pouco movimento, tive que enfrentar durante um par de horas o trânsito da cidade, mas sobretudo a N10 e N1 até ao Carregado. Acho que foram os piores km que enfrentei este mês! Depois a coisa acalmou um pouco enquanto me aproximava de Santarém... Antes ainda houve lugar para uma paragem num café de aldeia para descomprimir um pouco de todo aquele movimento... e abastecer, o dia ía quente!
Depois de Santarém, o meu pensamento estava já direcionado para a subida que iria enfrentar antes de Fátima! Não defraudou as expectativas... a subida de Minde pela N243 tem algumas rampas de respeito, e o calor do meio dia não ajudou muito! Sofri, mas não fiquei KO !! 
Já em Fátima, a paragem da praxe! 

Descansei um pouco e fiz-me de novo à estrada... Estava com 130km!
Desci em direção a Leiria.... Ainda antes parei para almoçar umas sandes, coisa rápida, hoje iria investir mais no Jantar!!
Passei Leiria e 'cortei' caminho por uma localidade chamada 'Amor' em direção a Monte Real.

Já em Monte Real, procurei o Hotel, comi qualquer coisa, e fui aproveitar as valencias que me ofereciam e que eram bem indicadas nesta altura... Uma piscina interior com Jacuzzi! 'Recuperei' durante cerca de 1h30m! Depois de um banho frio e das lides domésticas (lavar equipamento), saí em busca de um bom jantar. Achei estranho a oferta ser escassa, mas lá encontrei a procurada massa e lasanha e uma boa litrada de coca-cola e água que me encheram as medidas!
Uma passeata pela localidade, e estava pronto para o descanso... e foi um bom descanso!


14 Agosto
Despertar às 7h... Pequeno almoço bem recheado, graças à simpatia do pessoal do hotel onde fui muito bem recebido, umas sandes e bolos para o alforge.... e estava pronto para os 200km finais da aventura!
Saí de Monte Real pelas 8h e dirigi-me novamente para a N109 que me iria levar a Figueira da Foz. As pernas demoraram o seu tempo a aquecer, mas rapidamente as dores passaram e deram lugar a um surpreendente conforto em cima da bicicleta! O programa seria fazer o caminho até ao Porto o mais junto possível à costa, por isso, na Figueira atalhei para Quiaios.... Daqui para a frente e até à Praia de Mira fiz BTT... não foi por falta de aviso, mas enfrentei, durante 20km, uma estrada completamente esburacada, que percorri em cerce de 1h20m... Estava atrasado!

Depois de passar Mira, tentei recuperar tempo que me permitisse ainda apanhar o ferry no forte da Barra... Lá consegui, com a ajuda inigualável de um bom ventinho pelas costas, chegar a tempo de apanhar o ferry às 12h:30m... Mesmo a tempo! Aproveitei a viagem no barco para degustar as sandes e bolos que trazia no alforge... e descansar um pouco!
Seguia-se o troço S Jacinto - Porto, percurso completamente plano e com um bom vento de costas... Antes de me lançar à estrada a alta velocidade, abasteci... e rapidamente e a uma boa média percorri todo o litoral que separa Aveiro do Porto! Entretanto, e para completar o menu, a chuva fez a sua aparição... estava eu no Furadouro! Bem molhado e bem fresquinho, cheguei ao cais de Gaia:
Uma breve paragem e estava agora a pedalar na muito por mim calcorreada EN108... Daqui até casa fui pedalando com a sensação de 'dever' cumprido... e saboreando o 'feito'!!


Dados destes dois dias:
Distância - 382.2km
Tempo a pedalar - 16h12m
Tempo parado - 17h00m
Vel Média - 23.6km/h
Vel. Max. - 51.8km/h
Ac+ - 2630m
RC méd. - 112bpm
RC máx. - 156bpm

Conclusões:
Treino para evitar empeno físico, boa alimentação para evitar empeno de fome!
Havendo algum treino, o segredo está na alimentação!
A bicicleta portou-se à altura do desafio... valente Cannondale!


15 Agosto
Desafiado pelos colegas de pedalada, atrevi-me a sair com eles para a estrada numa voltinha que se previa de recuperação... mas não foi. Apesar do corpo ter reagido bem, ficam os dados do meu sofrimento (que incluiu duas subidas de respeito: S. Domingos e Serra da Boneca):

Distância - 103km
Tempo a pedalar - 4h42m
Tempo parado - 30m
Vel Média - 22km/h
Vel. Max. - 70km/h
Ac+ - 1661m
RC méd. - 113bpm
RC máx. - 172bpm

16 Agosto
Hoje sim, foi dia de recuperar ativamente:

Distância - 48km
Tempo a pedalar - 1h54m
Tempo parado - 0m
Vel Média - 25.3km/h
Vel. Max. - 54km/h
Ac+ - 630m
RC méd. - 121bpm
RC máx. - 177bpm

17 Agosto
Hoje dia de passeio (não pude evitar sair para pedalar)

Distância - 32km
Tempo a pedalar - 1h26m
Tempo parado - 3m
Vel Média - 22.2km/h
Vel. Max. - 57.8km/h
Ac+ - 390m
RC méd. - 103bpm
RC máx. - 145bpm

18 Agosto
Rolar, rolar, rolar:

Distância - 82.2km
Tempo a pedalar - 3h12m
Tempo parado - 15m
Vel Média - 26km/h
Vel. Max. - 51.8km/h
Ac+ - 457m
RC méd. - ---
RC máx. - ---

19 Agosto
A festa da Volta a Portugal
Objetivo: ver o final da etapa da Sra da Graça da Volta a Portugal 2012.

Previa-se um dia em cheio, e as expectativas foram superadas. 9 cicloturistas, uns de bicicleta de estrada, outros de btt encontraram-se em Celorico de Basto. Partimos em direção a Mondim e depois às Fisgas do Ermelo... foi como que um aquecimento para a subida ao monte farinha...
Chegados ao sopé do monte, cada um foi ao seu ritmo! Eu decidi ver como estavam as pernas e apertei um bocado subida fora mas..... estava um calor do catano!!! Tempo da subida: 43m04s!

Reunimos a tropa toda de novo no alto e aproveitamos uma sombra para degustar uma merende que simpaticamente nos foi oferecida pela família de um colega do pedal que anda um pouco desaparecido, o Marcelo! Muito Obrigado Sr. Custódio! Entretanto alguns tiveram que regressar a casa para outros compromisso, enquanto outros procuraram uma boa sombra para repor líquidos e sólidos... à sombra, aguardamos pela hora da chegada dos prós. Procuramos um bom spot e lá ficamos a ver o sofrimento daqueles que competiram subida acima!!! A descida foi feita com os olhos bem abertos, não fosse alguém atirar-se para a frente da bicicleta e provocar uma queda... não aconteceu felizmente!
Chegados novamente a Celorido, tomamos um banho tipo 'gato' e procuramos um local para o jantar de avaliação do dia! A escolha recaiu no restaurante Mozinho em Penafiel, sugestão (boa) do Sérgio! Para a saideira, escolhemos a casa do Dionísio ali bem perto (colega de algumas pedaladas), onde apreciamos uns digestivos e uns (bravos) pimentos  padron...Obrigado!

Dados deste dia:
O GPS falhou
Foram cerca de 70km e média de passeio!

20 Agosto
Na ressaca do dia anterior, ainda não foi desta que aconteceu o dia de descanso...
Dados:

Distância - 50km
Tempo a pedalar - 2h06m
Tempo parado - 3m
Vel Média - 24km/h
Vel. Max. - 69km/h
Ac+ - 710m
RC méd. - ---
RC máx. - ---

21 Agosto
Já que tinha companhia, fui fazer um treininho com uns sprints pelo meio:

Distância - 42km
Tempo a pedalar - 1h46m
Tempo parado - 5m
Vel Média - 24km/h
Vel. Max. - 55.8km/h
Ac+ - 719m
RC méd. - 134bpm
RC máx. - 185bpm

22 Agosto
Para variar, uma corridinha...
10km - 1h15m
... e uma pedalada plana

Distancia: 55km
Média: 21km/h

23 Agosto
Uma pedalada descontraida junto ao mar:
Distancia: 34km
Média: 24km/h

24 Agosto
Descanso... finalmente!

25 Agosto
Para um passeio já há muito pensado, juntamos 4 pedalantes na estrada e partimos de casa em direção à.... Régua.
Sempre na EN108, pedalamos durante cerca de 4h30m até à Régua. Uma manhã muito bem passada em cima da bicicleta e com uma excelente companhia!

Um almoço bem regado na Régua... houve até lugar a um Porto de honra!! 

Umas compras, rebuçados e uns bolos teixeira... e apanhamos o comboio que nos levaria a Recarei! Uma viagem bem animada apesar da falta de líquidos para 'empurrar' o bolo teixeira!!

Chegados a Recarei, havia que pedalar até casa... 15km feitos tranquilamente!
Um dia cheio, de pedaladas e convivio.
Mais uma vez o gps falhou. Foram cerca de 120km de pedaladas com uma boa média, mas sobretudo com uma boa companhia!

26 Agosto
BTT convívio domingueiro!
25km tranquilos

27 Agosto
Descanso

28 Agosto
Mais uma boa pedalada de estrada, desta vez a solo... Aproveitei para fazer uns 'sprints' em subida.
Registo aqui >>
Distancia: 66km
Média: 25.2km/h

29 Agosto

Mais fotos deste dia aqui >
Depois de uma visita ao crono da Vuelta, onde aproveitei para dar umas dicas ao Tiago (!), regressei rapidamente a PT onde tinha marcado um convívio - uma pedalada noturna btt pelas praias para uma sardinhada em Espinho. Não foi sardinhada, mas foi convívio e uma boa pedalada cheia de adrenalina!
Distancia: 36km
Média: 20km/h

30 Agosto
No mesmo percurso de tantos outros treinos, tentei manter a forma e ir fazendo uns treinos específicos. Soube bem esta pedalada!
Distancia: 31km
Media: 26km/h
Ac+: 500m
HR máx: 172bpm
HR med: 125bpm

31 Agosto
O mesmo percurso, um treino parecido

Distancia: 34km
Media: 27km/h
Ac+: 500m
HR máx: 180bpm
HR med: 140bpm


Fim do mês 
Relatório final em números redondos:
  Distância: 1600km
  Vel. Méd.: 24km/h
  HR Méd.: 120bpm
  Ac+ total: 17000
  Tempo a pedalar: 68 horas

Um grande obrigado a familiares e amigos que tornaram possível esta aventura!
Agora o regresso ao trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário