20120222

Brincadeira de Carnaval 2012

O dia de carnaval tem sido, nos últimos anos, aproveitado para a primeira pedalada mais longa do ano... Este ano o Shor Passos quase me estragou os planos, felizmente foi-me permitido ter este dia livre, respeitando a minha e a tradiçao dos portugueses...
À semelhança do ano passado, o percurso obedeceria a alguns pressupostos... Desde logo, sem olhar a medias ou 'corridas', teria que ser rico ao nivel paisagistico e orográfico... e seria um conjunto de novas estradas, de preferencia menos frequentadas...
Fiz uma especie de sondagem pelo maps, e escolhi uma 'base de operaçoes' acessivel e agradável, Águeda - com a nova AE estou lá em menos de 1h.
Pelo caminho, enquanto presenciava a teimosia do termometro em nao subir, fui-me inteirando do que me esperava...
Cheguei pelas 8.15 junto ao rio Águeda, fiz os ultimos preparativos (escolhi levar pouca roupa, tinha a certeza que o dia ia aquecer...) e, pelas 8.30 ganhei coragem e enfrentei os 2 graus que por ali (ainda) se faziam sentir...
Os primeiros 5km foram ultrapassados a uma velocidade bastante lenta, apesar de o terreno ser completamente plano, o problema foi mesmo o frio extremo que senti... Agora que já lá nao estou digo que valeu a pena o sacrificio nestes km's iniciais!
Uma pequena subida, uma pequena descida... e ao km 13 iniciava a grande dificuldade do dia!
As fotos que tirei estao diretamente relacionadas com as paragens que senti necessidade de fazer (nao levei maquina, portanto nao 'investi' muito nas fotos, apesar de os motivos nao faltarem...). 
Nesta foto parei para me 're-equipar' para a subida e registei uma das situacoes que me acompanhou nesta volta - uma serie de terras e terrinhas que tinham sempre uma versao 'de cima' e 'de baixo'... coisas da nossa terra!!!
Deste ponto até ao ponto mais alto do dia seriam cerca de 26km na sua maior parte a subir... 
A ponte sobre o rio Águeda, junto a localidade de Alcafaz, marca o inicio da ascençao em direçao ao Caramulo. Uma subida incrivelmente agradável, consegui rapidamente encontrar um ritmo confortavel e aproveitei cada metro para 'degustar' tudo o que me rodeava...
A certa altura, já no distrito de Viseu, à passagem por Aboboda, aproveitei umas rampas num cruzamento à direita, e atalhei em direçao ao Caramulinho... numas centenas de metros, deparei-me com algumas cruzes que faziam parte de uma via cruxis, rampas a 15% e 18%... Aquecimento concluido!! Daqui até ao topo a subida normalizou e o ritmo tambem...
Posso dizer que foram os 26km mais agradaveis que fiz nos ultimos tempos, tudo contribuia para o conforto que ia sentindo: o tempo aquecia, o vento quase nao existia, as sensaçoes eram boas, o ritmo era certo e agradavel e tudo estava dentro do previsto...
Chegado ao caramulinho, olhei para o topo inacessivel as fininhas, pensei duas vezes... mas decidi carregar a CAAD9 até ao topo. Posso dizer que me custou mais este trekking de 200m que a subida de 26km...
O esforço/risco foi compensado com a fabulosa paisagem... acima dos 1000m de altitude!
Depois das fotos da praxe, desci pela mesma especie de escadaria, com a bike as costas... Alguns casais 'piegas' andavam por ali a aproveitar o "feriado" e ficavam um pouco espantados com esta figura que descia do Caramulinho...
Já na estrada, ao preparar-me para a descida, o primeiro obstáculo do dia, o cleat esquerdo nao prende ao pedal, deve ter-se partido na 'caminhada'... bonito! Fiz uns testes e experiencias ali mesmo e decidi que isto nao era suficiente para abortar a brincadeira... 
Bora lá descer 20km (pena o estado do piso...e mais uma 'mania' tuga de identificar a passagem pelas localidades com o piso em cubos!)
Gostei mais da subida que da descida!
Os seguintes 50km, num sobe e desce constante (o chamado rompe piernas), fui passando ao longo da EN228 por Santiago de Besteiros, Caparrosa, cruzei a A25, Vasconha da Serra, Vouzela, Termas de S Pedro do Sul (onde fiz uma paragem para 'almoço')...
Entretanto, as subidas eram ultrapassadas de uma forma mais lenta, a falta de um cleat nao permitia a 'pedalada redonda'...
Depois de uma boa descida, cheguei a uma ponte sobre o rio Teixeira... sitio muito silencioso, quase fazendo lembrar uma outra ponte de uma outra brincadeira de carnaval. Parei, fotografei, comi... e preparei-me para a última grande dificuldade do dia, subir até Oliveira de frades...
De Oliveira de Frades até à estaçao de Sernada do Vouga sao cerca de 30km, a maior parte a descer, ladeando o Rio Vouga, curvas e curvas em piso quase sempre excelente (exceptuando os primeiros km's)
A ideia era também entrar na ciclovia, no entanto esta ainda se encontra em versao btt... há vários anos!
A estacao de Sernada do Vouga (aqui qualquer terra se chama ... do Vouga!) onde passa o Vouguinha!

Para alcançar a N1 que me levou de regresso a Águeda, ainda enfrentei duas rampas que me conduziram a Serem de Cima, devo ter passado em Serem de baixo tambem...
Já em Águeda, onde pela manha estavam dois ou tres carros, agora estavam centenas... de folioes que escolheram este dia para outras brincadeiras que envolvem uma tiras compridas de papel colorido e umas estruturas que colocam na cara para darem 'nas vistas'... 
Eu prefiro outro tipos de brincadeiras de Carnaval, de preferencia com mais de 150km!!!


Escrevo estas linhas já em espanha (em formaçao) daí a acentuaçao esquesita...!

5 comentários:

  1. Depois os funcionários públicos é que são isto e aquilo... Eu a espumar-me todo no trabalho e o menino com estas aventuras de fazer inveja! Por acaso o caramulo é um dos objectivos este ano, na tal senda dos picos de 1000m, por isso é sempre bom saber o que me espera. Bem vindo de volta às grandes tiradas! Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Maravilha. Parabéns e obrigado pelo relato e as respectivas fotos. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boa pedalada e bem "relatada"!

    Abraço
    Sérgio

    ResponderEliminar
  4. Andre, esta no strava, link no fim do post "o registo"

    ResponderEliminar